terça-feira, outubro 04, 2005

Com a verdade te apagas

Ver as confrangedoras figuras que Herman José tem feito na televisão ultimamente pôs-me a questionar se a admiração que tinha por ele quando era adolescente era apenas uma infelicidade de juventude ou se o homem perdeu mesmo qualidades desde que chegou à SIC.
A RTP Memória descansou-me o espírito ao repor o Com a Verdade Me Enganas, o concurso inteiramente da sua autoria que eu via antes de jantar há coisa de dez anos atrás. Está lá o essencial do humor de Herman: provocação e piadas picantes mas inteligentes, muitas vezes na fronteira do bom gosto mas sem resvalar, e alguma subtileza, da qual entretanto desistiu. Nessa altura, Herman sabia comportar-se. Comprova-se que o homem era um grande humorista, e que a Herman Enciclopédia não era só um genial acidente de precurso, que beneficiou da colaboração inteligente de um capital humano que veio a estar na origem do que é hoje o Gato Fedorento.
Hoje, Herman é apenas um extravagante desbocado e obcecado por ser o centro das atenções, que não deixa mais ninguém brilhar, que abusa do tempo de antena para promover-se e aos seus negócios, e que se diverte a rebaixar os convidados. O serviço público de televisão impunha-lhe limites. Hoje Herman é apenas um faustoso navio desgovernado em alto mar, que sobrevive enquanto tiver rios de dinheiro para gastar. Mas Francisco Penim chegou é o novo director de programas de SIC, e já pôs toda a gente de sobreaviso. Pode ser que lhe faça bem.

1 comentário:

Sãozinha disse...

E se quisermos depurar o trabalho dele, temos de referir a genialidade dos primeiros trabalhos, como o Tal Canal e o excelente Humor de Perdição, inspirados no prático humor britânico. É caso para dizer que antigamente é que era...